sábado, 22 de junho de 2013

A beleza ímpar do litoral piauiense

O banho de mar nas águas do litoral piauiense é sem sombra de dúvidas o melhor do país (não é porque esse é o Estado que adotei de coração). Com águas calmas e mornas, as praias pouco exploradas ainda proporcionam momentos de intenso contato com a natureza.

Porto das Barcas - Parnaíba - PI.
Apesar de sua pequena extensão, pouco mais de 66 km, a costa do litoral piauiense guarda belezas inigualáveis com uma pitada agradável de rusticidade.

A maior e mais desenvolvida, 2ª maior cidade do Estado do Piauí, Parnaíba, com mais de 150 mil habitantes, possui uma ótima infra-estrutura, com hotéis, pousadas, restaurantes, casas de show, pubs, e todos os estabelecimentos dos quais necessitam visitantes e moradores. Aqui aproveito para recomendar o espetinho de camarão empanado (R$ 6 reais em alta temporada) e a torta de caranguejo que podem ser encontrados na avenida beira rio, depois das 18 horas.

Parnaíba é uma cidade antiga, restando para o Piauí como um importante cenário histórico. Data de 1762, quando ainda era uma vila e foi posteriormente elevada a condição de cidade. Um dos principais pontos turísticos e históricos da cidade é o Porto das Barcas que reúne casarios belos e antigos, verdadeiros celeiros de história. A noite bares, restaurantes, sorveteria e pizzarias animam as calçadas do porto. 

Entardecer na praia Pedra do Sal - Parnaíba - PI.
A praia pertencente ao município de Parnaíba é a praia Pedra do Sal, onde pedras imensas separam duas partes distintas do mar, uma tranquila e outra bastante agitada que é o recanto dos surfistas locais. Um farol ajuda a emoldurar a paisagem. O pôr do sol visto de lá é um espetáculo a parte.

Continuando a viagem pelo litoral piauiense, há aproximadamente 9 km de Parnaíba, fica o município de Luis Correia que abriga todas as outras praias, dentre elas as praias de Atalaia, Peito de moça, Coqueiro, Arrombado, Carnaubinha, Maramar e Macapá. Lá também existem bons hotéis, pousadas e restaurantes para todos os bolsos.

O encantador pôr do sol na Praia do Coqueiro - PI.
A mais bela praia do litoral piauiense e a que mais gostamos (não há mais bela e aconchegante!) é a praia do Coqueiro. Praia de águas calmas e de uma beleza indescritível, consideramos a que proporciona o melhor banho de mar vivenciados por nós até hoje. Barracas com ótimos pratos, bom atendimento e preços bem acessíveis, o Coqueiro é um lugar de paz. Depois do pôr do sol de Jericoacoara, é o meu predileto. Sou uma grande apreciadora do sunset. Esse é um dos momentos do dia que mais gosto. Super indico a praia do Coqueiro. Um ótimo local para os kite surfistas de plantão e para os amantes da bela natureza.

Praia da Carnaubinha - Luis Correia - PI.
Logo após ao Coqueiro, está a Praia da Carnaubinha. Quase totalmente deserta, a praia possui somente um grande resort e é um excelente lugar para aqueles que estão precisando descansar da agitação do dia a dia, pois lá o sossego é garantido.

Além das belas praias, o litoral piauiense possui também algumas lagoas, dentre elas a Lagoa do Portinho e a Lagoa de Sobradinho, onde foram gravadas algumas cenas da novela das sete, Cheias de Charme.

Árvore preguiçosa - Luis Correia - PI.
A árvore preguiçosa é outro atrativo e localiza-se à margem da PI que levas às praias, próximo a praia da Carnaubinha. É um ponto de parada obrigatório para fotos.

As praias de Maramar e Macapá ficam mais distantes, mas nem por isso são menos belas.

A praia de Barra Grande (haverá em breve um post especial sobre ela!) faz parte do município de Cajueiro da praia que também possui praia em sua parte urbana.

Em suma, o litoral piauiense é um lugar belíssimo, com paisagens dignas de admiração. Pode não possuir ainda a infra-estrutura dos grandes centros, mas acomoda de maneira satisfatória seus visitantes, com hotéis e pousadas de todos os custos, restaurantes e bares ao longo da sua dimensão. O fato de não ser ainda tão explorado conserva o ar natural das praias e paisagens. Muito procurado por turistas de todas as partes do país e por muitos estrangeiros, é certamente um lugar que não se pode deixar de visitar. Aconselho!


Nalita Lima.

Fotos: Nalita Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário